A 23 de março de 2023, a ECHA publicou uma proposta para a restrição fundamental dos PFAS, que poderá ser regulamentada através do regulamento da UE relativo aos produtos químicos REACH.
Os PFAS são muito populares na indústria porque são térmica e quimicamente estáveis e podem, por isso, ser utilizados numa grande variedade de aplicações.
A FLUPOL aplica produtos que contêm fluoropolímeros e apesar de estes serem classificados como polímeros inofensivos de acordo com os critérios da OCDE, ficam também abrangidos pela proposta de restrição ao uso de PFAS.
Mantendo um estreito intercâmbio com os seus fornecedores de matérias-primas relevantes, a FLUPOL está a monitorizar os processos relacionados com a regulamentação dos PFAS, de modo a poder reagir a quaisquer alterações significativas.
Após consulta publica os comitês receberam uma visão geral de 5.642 comentários de indivíduos e organizações. A ECHA está atualmente a discutir um plano conjunto sobre a melhor forma de avaliar a proposta com as cinco autoridades nacionais que a prepararam. Uma vez acordado, o plano será tornado público.
A FLUPOL dispõe desde já de revestimentos Sol-Gel, produtos de nanotecnologia de base cerâmica, destacando-se pela sua elevada dureza, resistência ao desgaste e resistência térmica, permitindo obter características de superfície muito próximas dos revestimentos vítreos sem necessidade de submeter as peças revestidas às temperaturas do processo de vitrificação. Estes podem ser aplicados na maioria dos substratos metálicos, nomeadamente os de baixo ponto de fusão, como o alumínio.