A gama da Flupol apresenta soluções de revestimentos anticorrosivos passivos para todo o tipo de processos quimicamente agressivos.
A corrosão é um processo que ocorre de forma natural, uma vez que os elementos que compõem um dado material procuram atingir a sua forma mais estável. No caso dos metais estas formas são normalmente óxidos ou hidróxidos.
Infelizmente estas transformações químicas tem impacto nas propriedades dos materiais, modificando as prestações dos mesmos. Como exemplo, o aço ao carbono é corroído para formar óxido de ferro, que por sua vez leva à desagregação do material, reduzindo drasticamente as suas propriedades mecânicas.
A função de um revestimento anticorrosivo passivo é prevenir o contacto do material de substrato com os agentes corrosivos que causam transformações químicas. Para que o revestimento possa funcionar tem que aderir fortemente ao substrato, e ser tão inerte quento possível relativamente ao ambiente em que irá funcionar. Contudo ser quimicamente inerte não é suficiente em muitos casos, uma vez que o revestimento tem também que garantir uma impermeabilidade adequada ao longo da sua espessura. Se um revestimento for quimicamente inerte mas não garantir propriedades de barreira de difusão adequadas, o substrato revestido irá ser corroído enquanto o revestimento permanecerá aparentemente não afetado.
Um revestimento anticorrosivo passivo bem desenvolvido apresenta todas estas propriedades de forma a proporcionar o substrato uma longa vida útil em funcionamento.